Quantas vezes você já pensou em transformar sua ideia em um projeto? Em concretizar o que era apenas teoria para que seus clientes pudessem acessá-la com toda facilidade? Hoje a tecnologia transformou isso em realidade através dos apps. E quem pensa que para a sua marca basta um website, pode estar perdendo grandes oportunidades de negócios e de crescimento. Esse novo tipo de plataforma não só rende bons frutos como pode fornecer uma colheita farta para as mais variadas áreas – e para empresas de qualquer tamanho.
O sucesso dos aplicativos têm uma razão bem sólida de ser: o mercado mobile não para de crescer vertiginosamente. A tendência tecnológica atual é a convergência, que coloca contatos, serviços, produtos, mídias, interesses, conteúdos e diversão em um só lugar, a palma da sua mão. No entanto, para ser eficiente, não basta ser um app. Ele tem que ter desempenho, rentabilidade, ser totalmente personalizado – feito por encomenda para o seu negócio.
Para entender porque os apps são tão poderosos, é preciso focar em alguns aspectos. Um deles é o próprio mercado mobile. A previsão é que até 2019 haja mais de 5 bilhões de usuários mobile em todo o mundo. Só no Brasil, em 2016, já eram mais de 160 milhões de smartphones ativos no país.
Em 2015 o m-commerce (como é chamado o mercado mobile) movimentou mais de R$ 27 bilhões – o que mostrou a empreendedores de todos os tamanhos que cada vez mais tanto empresas como pessoas físicas usam e confiam nessa forma de transação.
Outro ponto de impulsão é que seu app vai rodar em iOS e Android, cujas lojas virtuais (App Store e Google Play) têm mecanismos ativos especialmente para deslanchar os novos aplicativos, incentivando o download. Assim, elas tanto servem soluções, ajudando o usuário a ficar ligado nas novas tendências, quanto impulsionam o empreendedor. E quanto mais otimizado seu aplicativo, mais fácil transformar seu projeto em uma realidade de sucesso.
Como as plataformas mobile também ajudam a promover o app com base em relevância, quanto mais downloads você tiver, mais a App Store, por exemplo, o incentivará como forma de agregar valor a seus usuários. Por isso você precisa de um aplicativo bem elaborado, otimizado, intuitivo e com design cativante – como os que nós produzimos.
Dessa forma, você consegue se comunicar com seu cliente de forma personalizada e eficiente, criando uma imagem positiva e moderna da sua marca. Pesquisas mostram que 72% das pessoas têm uma imagem mais positiva de marcas que têm aplicativo e 81% delas compartilha a experiência com outras pessoas. Ou seja, o app ajuda sua marca a ganhar cada vez mais credibilidade no mercado, consolidando seu nome no ramo.
Se você está preocupado com o investimento em um app, está na hora de pensar no ROI. Estudo da Distimo App Analytcs mostra que a criação de um aplicativo tem um custo médio por dispositivo de menos de 1% da receita do negócio, o que é considerado muito pouco em relação ao retorno em vendas e valorização do nome no mercado.
Por outro lado, a criação de um app ajuda a engajar cada vez mais clientes, já que eles poderão interagir em tempo real, não só fazendo pedidos, mas também recebendo informações relevantes. Os serviços da sua startup podem ser customizados no app de forma a responder às perguntas mais frequentes, por exemplo.
Ao suprir a necessidade momentânea em relação a um determinado ponto, você está gerando engajamento, fundamental para a fidelização do cliente. E clientes fidelizados são o maior ativo que qualquer empresa pode ter, afinal, você sabe que, em média, 20% dos clientes fidelizados de uma empresa respondem por 80% de seu faturamento.
Pesquisa da consultoria BCG em seis países, entre eles o Brasil, mostrou que pequenas empresas que usam apps têm 9% de crescimento de receita em média contra 6% das que não usam aplicativos. A análise mostrou ainda que para 80% dos pesquisados, os aplicativos geram mais produtividade, oportunidades de negócios e clientes.
Por tudo isso, colocar sua marca sempre ao alcance do cliente, na palma da mão de milhões de pessoas é a grande alavanca que seu negócio pode ter.
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